Dançando junto {outros eventos}

Olhares Sobre o Corpo – Uberlândia-MG

Olhares sobre o Corpo [OSC] acontece na cidade de Uberlândia [Minas Gerais], cidade polo-regional do Triângulo Mineiro, como um fluxo de estudos sobre as relações contemporâneas na dança, teatro, artes visuais e performance.

Uberlândia conta com cerca de 600 mil habitantes, uma universidade federal [UFU] e seis outras instituições de ensino superior. Estima-se que o número de estudantes universitários supere 60 mil. Na área artística, destacam-se cursos de graduação em dança, teatro, artes visuais e cinema. A produção cultural local é significativa e a dança contemporânea tornou-se uma referência importante. Dentre os eventos, destacam-se o Festival de Dança, em sua 23a edição e a Bienal de Artes Visuais.

Para além da apresentação de espetáculos, OSC tem como proposta inacabar-se – existindo antes-durante-e-após seu acontecimento. Este site é uma de suas ações, e surge como um arquivo das pistas elaboradas durante o encontro.

OSC acontece em parceria com clubes, bares, restaurantes e faculdades da região, porque se destina a todos os que se interessam e que possam-vir-a-se-interessar pelo risco de pensar sobre experiências corporais.

De pessoas para pessoas, OSC se entende como um espaço de abrigo e embate. E gosta de propor novos mapas culturais na cidade, no momento em que os limites geográficos perderem o seu sentido. Aposta que a observação rigorosa sobre a complexidade pode fazer irromper uma perspectiva estética e cultural. É a partir daí que começamos a nossa conversa.

Olhares sobre o corpo acontecerá de 15 a 19 de Dezembro de 2011

Fernanda Bevilaqua e Wagner Schwartz


PID – Plataforma Internacional de Dança
– Salvador-BA

A Plataforma internacional de Dança PID, evento internacional de dança contemporânea, realizado pela primeira vez em 2009, surgiu do impulso da diretoria de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia FUNCEB, a partir da constatação da carência de um evento de grande porte, que proporcionasse visibilidade e acesso para a dança contemporânea produzida na Bahia. Este impulso encontrou grande reverberação na classe artística, massivamente convocada a participar e foi levado adiante com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

A PID, chegando a sua terceira edição em 2011 e sendo o único evento Baiano com este perfil, pretende ser mais do que uma vitrine de artistas, buscando tornar-se um celeiro de trocas artísticas e metodológicas, um espaço de oportunidades, de intercâmbios e de produção de conhecimentos acerca de todo o que representa o labor da dança.

Reafirma-se como um evento que muito contribui para o desenvolvimento da economia da cultura no nosso país, pois toca diretamente sua cadeia produtiva promovendo atividades de gestão e produção, crítica e curadoria, produção artística, formação de público, distribuição e venda do produto artístico, produção de material teórico e de difusão massiva, todas consideradas práticas fundamentais da economia da dança e que se dão dentro do grande guarda-chuva que representa nossa plataforma.

A PID aconteceu em 2011 no período de 03 a 13 de Novembro

II EmComTato Festival de Contato Improvisação de Salvador – BA

Para a intensificação da Pratica do Contato Improvisação e comemoração dos seus 40 anos ocorrerá em Salvador o 2° Festival de Contato Improvisação!

Período: 01 a 08 de abril
Inscrições: a partir de Dezembro
Festival Gratuito

Dúvidas e mais informações:
festivalcissa@gmail.com
http://www.emcomtato.blogspot.com

Festival Diagnóstico da Dança – Goiânia–GO

O festival Diagnóstico tem como filosofia a troca de experiências entre artistas da dança e levar esta ação para a sociedade. Busca por ideais que se cruzam.
Realização: Novembro ( 1ª quinzena)

Festival Escena Doméstica – Santiago–CHILE

Festival em espaços caseiros, organizado por artistas, pesquisadores, programadores, teóricos que valorizam o lugar da “casa” como um espaço cênico. Com finalidade de entregar ao espectador uma experiência fora dos espaços convencionais, incentivando –o a ser receptor ativo, emancipado e participativo.

Plataforma Iberoamericana – Berlim–ALEMANHA

Plataforma é um encontro de artistas de artes cênicas de países iberoamericanos, motivados pelo objetivo de atuar, intteratuar, refletir e debater sobre cultura iberoamericana, sua realidade, a imagem que projeta e sua tentativa por conseguir um lugar no mundo, tudo isso, desde a perspectiva do corpo e suas geografias. Uma celebração pelo e para o corpo.
Realização: 23 a 28 de outubro 2012

Festival Interação e Conectividade – Salvador–BA

O interação e conectividade é um encontro interessado no artista- pesquisador-produtor e não necessariamente em espetáculos bem resolvidos. Pessoa que nos interessa é aquela que opera inventividades e dissonâncias estéticas: que está a fim de investigações auto implicadas que produz surpresas crítico- performativas, que atua vigorosamente em seu espaço/cidade/bairro/país por meio de suas criações, ações e intervenções de outras ordens.
Realização: Junho

Anúncios
comentários
  1. elielma alves salgado disse:

    gostaria de saber quando vai ter um próximo encontro? quero poder participar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s